quarta-feira, 22 de maio de 2013

Acordar é difícil, mas faz bem


Especial para o Jornal do Lago Norte


Brasília tem feito um frio. E para quem mora aqui, pertinho do lago, o gelo é ainda maior. Não que eu esteja reclamando. Sempre gostei desta época. Só acho ruim para acordar. O despertador toca, pelo menos, três vezes. Preciso programá-lo uns 15 minutos antes do horário certo.

Quando criança, essa vontade de curtir o friozinho na cama já existia. Lembro como era difícil acordar antes das 6h para não perder o ônibus escolar do Seu Tião. Nem acreditava quando ouvia: “Fernanda, está na hora”.  Poxa... parecia que tinha acabado de pegar no sono. Cá entre nós, se eu pudesse, ia para a escola de pijama mesmo. Quentinha. Sem trocar uma peça de roupa.

Às 6h15, pontualmente, o Seu Tião passava. Fora de casa, soltava o ar pela boca para checar a temperatura. Adorava ver a fumacinha. Antes de chegar à escola, fazíamos um tour pelo Lago Norte para pegar a molecada que, como eu, daria tudo para ficar debaixo das cobertas assistindo Ursinhos Carinhosos, Caverna do Dragão ou Cavalo de Fogo. Mas, desde cedo, o dever chamava.

Às vezes, precisamos nos abdicar de certas coisas para conseguirmos outras. Eu deixei e, até hoje, deixo de curtir a preguiça pela manhã, bem propícia nos dias de frio e que eu adoro, para correr atrás de ser alguém melhor. Com isso, já consegui ter mais disciplina.

Sei que a preguiça é grande e que o friozinho do Lago Norte é um convite para dormir, mas precisamos correr atrás. Então, que tal aproveitarmos as manhãs geladas nos fins de semana e feriados? Tenho certeza que as conquistas virão. Afinal: “Deus ajuda quem cedo madruga”.


2 comentários:

  1. eu colocava meu uniforme debaixo da coberta e deitava em cima dele. só depois de uns 5 minutos pensava em tirar o pijama e colocar o uniforme - ainda embaixo do edredom, claro! e vez em quando, esperando o ônibus do seu tião, não conseguia ver o plano piloto, por causa da neblina. e ia de bermuda, com uma calça por cima. e camiseta, com o casaco por cima. dava 10h30, arrancava o casaco e a calça. ê brasília!

    ResponderExcluir