segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A calmaria de um bairro vazio

Especial para o Jornal do Lago Norte

Um dia desses fui à padaria no Lago Norte, por volta das 18h, e notei como ela estava vazia. Início de ano é assim. Moradores, não só do Lago Norte, mas de Brasília inteira, deixam a cidade para curtir o verão bem longe das chuvas e bem próximo do mar. Mas, os que ficam por aqui, também aproveitam. Um bairro vazio apresenta inúmeras vantagens.
            
Já parou para pensar que nesta época do ano os engarrafamentos na saída e entrada do Lago Norte diminuem em horários de pico? Falo o mesmo para as filas em bancos, padarias, supermercados e postos de gasolina. Uma beleza, não é mesmo?
            
Bom seria se pudéssemos ter esses momentos durante o ano inteiro. Mas, se cada um fizer a sua parte, acho que temos chances de encontrar um bairro mais tranquilo em períodos mais movimentados do dia. 

Cada residência do Lago Norte tem, em média, quatro pessoas. Sendo que, na maioria, todas possuem carro. Às 8h, por exemplo, quando saem de casa, não dividem o transporte, o que causa mais engarrafamento pelas ruas do bairro. Para amenizar os transtornos, sugiro sair, no máximo, em dois veículos. Já diminuiria, e muito, os congestionamentos. 

Outra opção que vejo para amenizar o movimento seria promoções em comércios nas horas em que o Lago Norte está mais vazio, como às 10h e às 16h. Isso estimularia as pessoas que têm horários mais flexíveis, como aposentados e donas de casa - que não precisam cumprir uma rotina rigorosa fora do lar - a saírem de casa em outros momentos. Cá entre nós, muitas vezes, elas frequentam o comércio em horários mais tumultuados. 

Essas são apenas algumas dicas que podem melhorar o estresse do cotidiano. Imagina só, pegar menos engarrafamento, comprar pão sem pegar filas gigantescas ou ir ao posto de gasolina e ter frentista para atender. Ajudaria bastante. Acho que podemos tentar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário