Especial para o Jornal do Lago Norte
O que acontece com alguns moradores do Lago Norte que dirigem enlouquecidos por aqui? É impressionante. Parece que disputam o Grande Premium de Fórmula 1. Para quem quer tirar a prova, basta sair do bairro, em horários de pico, pela QI 02. Além da velocidade dos carros, temos que ter paciência com a falta de gentileza dessas pessoas. Elas, simplesmente, ignoram os motoristas que estão na faixa de aceleração da via, ansiosos para que um gente boa diminua a velocidade e os deixem passar.
Posso falar tranquilamente sobre isso. Pois, por diversas vezes, faço esse caminho para sair do nosso bairro, já que moro na QL 04. Mas é claro que existem outros locais críticos. Sair do comércio no canteiro central, logo no início da Península Norte, por volta das 19h, também é um transtorno. Por que tanta pressa?
Acho que as pessoas estão cada vez mais individualistas e isso reflete no trânsito. Não ceder espaço para o outro passar é apenas uma entre várias atitudes não gentis e egoístas. Se for falar dos motoristas que param em cima das faixas de pedestres, dos que transitam pelas ciclofaixas ou dos que estacionam em vagas reservadas para idosos ou portadores de necessidades especiais, gastaria todas as páginas do Jornal do Lago Norte e ainda teria mais assunto para escrever.
Não sou nenhuma motorista exemplar, mas, cá entre nós, acho que com um pouco de paciência e gentileza, podemos fazer maravilhas no trânsito. Dirija não apenas para você, mas também para o próximo. Gentileza gera gentileza. Então, que tal praticarmos? Em vez de achar que é o dono da pista, pense que pode ser um grande colaborador para que o trânsito flua com tranquilidade. Além do Dia Mundial Sem Carro, deveríamos criar o Dia Mundial da Gentileza no Trânsito. Quem sabe, assim, as pessoas incorporam o espírito da gentileza e passem a exercê-la todos os dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário