Especial para o Jornal do Lago Norte
Como já disse uma vez, o Lago Norte é um excelente lugar para fazer caminhadas. Mas, infelizmente, os pedestres se deparam com situações indesejáveis. Além das fezes de cachorro não recolhidas por alguns donos e plantas não podadas que atrapalham a passagem, tem morador que se acha o dono da calçada. Certa vez, acompanhei um caso que deixaria qualquer cidadão, com um pingo de juízo, indignado.
Estava passeando de bicicleta pelas ruas do bairro, quando ouvi uma buzina ensurdecedora. Olhei para o lado e vi um pedestre parar os passos para um “espertinho” subir a calçada e entrar em casa pelo fundo do lote. Parece piada. Mas é a mais pura verdade. E não pense que esse é um caso isolado. Basta observar. Muitas residências do Lago Norte têm esse tipo de entrada.
No caso citado, nada mais sério aconteceu. Mas, vale lembrar que a “esperteza” do morador, não só atrapalha o trânsito de veículos, como também dificulta a circulação de ciclistas e pedestres e pode causar acidentes. Sem contar que os passeios são bens públicos de uso comum do povo. Devem ser conservados pela comunidade, e não danificados. Cá entre nós, já basta ter que conviver, não sei até quando, com alguns trechos sem calçada.
Então, acho que é melhor deixar a preguiça de lado, acessar o conjunto e, como deve ser, entrar pela frente do lote. Sem esquecer, é claro, que a mudança de conduta inclui também os reparos no passeio. Reconhecer o erro é bom, mas quando ainda há tempo de corrigir, melhor ainda. Então, se você é um desses donos de calçada, o recado está dado.
Muito legal o texto, Fê!!
ResponderExcluir