quinta-feira, 14 de abril de 2011

O rei da cocada preta

Um pouco de humildade não faz mal a ninguém

Quem nunca levou um pontapé, um chega pra lá, um coice, ou seja lá o nome que você dá para atitudes grosseiras. Cá entre nós, só de lembrar, dá um frio na barriga e o sangue sobe para a cabeça. Principalmente, quando engolimos aquilo a seco, para não causar um desconforto ainda maior. E quando a grosseria vem de alguém que se acha melhor que todo mundo, pois tem um bom emprego e uma situação mais confortável que os outros? Desculpa, mas aí que dá raiva mesmo. Claro, não desmerecendo o esforço de quem chega ao sucesso profissional. Parabéns! Mas isso não quer dizer que, por esse motivo, possa sair por aí distribuindo “pancadas”. E daquelas irônicas, que irritam mais ainda.

Esse cidadão, certamente, se acha “o rei da cocada preta”. Já ouvi dizer que essa expressão surgiu quando a família real chegou ao Brasil. A cocada preta tornou-se uma das iguarias prediletas da corte e o rei tinha o direito de servi-la primeiro. Por isso o nome. O fato é que a expressão sugere uma pessoa convencida, pretensiosa e, para mim, bem mal educada e nada humilde. Acho que a palavra humildade nem consta no dicionário de gente assim.

Agora eu pergunto: será que tais “reis” ou “rainhas” são realmente felizes? O que adianta alcançar padrões de vida que possam proporcionar uma boa casa, o carro dos sonhos e roupas caras? Sinceramente, o que importa é o que somos e não o que temos.  Aos reis e rainhas um aviso: um pouco de humildade não faz mal a ninguém. E mais, cuidado para não adquirir alguma enfermidade de tanto comer cocada preta.

Um comentário:

  1. KKKK!!!!! Adorei prima!!!! Certissima!!!! E respondendo a sua pergunta... Nao!!! Gente assim certamente nao sabe nem o que é a felicidade! Beijooooo

    ResponderExcluir